quinta-feira, 18 de abril de 2013

EDUCAÇÃO DIGITAL NA LUIZA BEZERRA

A EEM Luiza Bezerra de Farias está realizando uma formação continuada sobre Educação Digital com seus professores. O curso visa popularizar o uso do Sistema Operacional Linux entre os docentes, para que interajam mais com a ferramenta, usufruindo de seus recursos e possibilidades, utilizando-o desde o planejamento de suas ações até à culminância das aulas.
A formação foi estruturada por área do conhecimento e acontece nos horários do planejamento, nos diversos turnos, para que seja contemplado o maior número de professores possível em cada momento do curso.
Além da introdução ao trabalho com o sistema operacional e suas ferramentas de produtividade, do uso de correio eletrônico e da socialização de sites interativos, com conteúdos e materiais educacionais, de guias sobre busca e segurança na web, o curso faz ainda uma abordagem sobre o uso de mídias e da tecnologia no ensino, discutindo textos e vídeos que falam sobre a temática. Os professores podem fazer reflexões e se posicionar a respeito, expondo suas ideias e experiências positivas com o uso dos recursos digitais e suas dúvidas e incertezas, para que, em conjunto, sejam buscadas e apresentadas soluções viáveis.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tablets- Tecnologia em prol do aprendizado


A Escola LBF recebe os primeiros tablets educacionais que chegam como mais um recurso tecnológico para auxiliar na prática pedagógica de nossos professores. Esta nova tecnologia se for utilizada de forma hábil e com objetivos claros, pode significar uma grande revolução nas ferramentas de ensino.O empenho dos professores nessa nova transmissão dos conhecimentos pedagógicos é fundamental para que ocorra uma reforma educacional.













terça-feira, 2 de abril de 2013

LUIZA BEZERRA REALIZA RODAS DE LEITURA


Ler é explorar o mundo! Tendo em vista essa afirmação, a EEM Luiza Bezerra de Farias no Tururu-CE realiza desde 2010 o Projeto Roda de Leitura, idealizado pela coordenação pedagógica e guiado pelos professores de Língua Portuguesa.
Desde o seu início, segundo a coordenadora Ivonir Gois, esse projeto vem apresentando efeitos positivos, incentivando a leitura entre os alunos, principalmente entre aqueles que têm maiores dificuldades. As atividades do projeto incluem a leitura de um livro por período para cada aluno, escolhidos por eles, além da resolução de uma ficha de leitura, onde os alunos demonstram o seu entendimento sobre o texto, tendo em seguida que relatar oralmente a história do livro para os demais colegas numa roda de leitura em sala de aula.
Para o professor de Língua Portuguesa e também PCA, Juraci Meneses, esse projeto, além de estimular a prática da leitura, trabalha ainda a escrita e a oralidade dos alunos. Eles não ficam mais temerosos com relação ao ato de ler e sentem-se motivados, o que favorece o resultado nas avaliações. Ainda de acordo com o professor Juraci, a leitura é fundamental para todas as disciplinas, não só para o Português, pois quando a aluno ler, ele passa a interpretar e a ter senso crítico.
Com esse projeto, os alunos têm um contato mais aproximado com a Literatura, que é uma das formas de arte, expressa através das palavras. Enfim, são muitos os benefícios que esta prática está trazendo para o processo de ensino e aprendizagem, fato que nos leva a parabenizar os alunos e professores pelo trabalho já realizado. E que venham mais leituras!!!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Parabéns Mulheres!!!


No dia 8 de março, nossa escola recebeu a visita de representantes da Secretaria de Assistência Social do município, que agraciaram todas as mulheres presentes na escola com lanche especial e uma lembrancinha em ato simbólico de agradecimento, felicitando o Dia Internacional da Mulher.

No mesmo dia, no período da tarde, o corpo docente da escola e o núcleo gestor prestaram homenagens às alunas, professoras, funcionárias e demais mulheres que compõem a escola. Foi um momento de confraternização e emoção a cada mensagem, palavra, gesto ou expressão para demonstrar o afeto e respeito pela mulher, diante de tantas lutas por ela enfrentadas.