quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

EEM Luiza Bezerra de Farias cria metodologia que inibe o uso de celular em sala de aula

Não é de longa data que o telefone celular ganhou pauta nas discussões acerca da rotina de sala de aula. Com sua infinidade de funções atrativas para o jovem e sua consequente popularização, esse aparelho passou a chamar a atenção dos professores e de toda a escola devido à sua capacidade de distrair o aluno em horário de aula. Tanto, que o assunto virou pauta nas sessões políticas, o que contribuiu para a institucionalização da lei nº 14.146, de 25/06/2008. No entanto, mesmo com a existência da legislação que proíbe o uso do aparelho celular em sala de aula, a escola ainda enfrenta dificuldades em conter o uso indiscriminado do aparelho pelos alunos e, inclusive, por alguns professores.

Em uma das reuniões diagnósticas bimestrais do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na Escola de Ensino Médio Luiza Bezerra de Farias (Tururu, Ceará), foi sugerido por um dos líderes da sala que estávamos analisando que a escola “fosse mais rígida com relação ao uso do celular em sala de aula” e apresentou uma ideia que, segundo a líder, a sala havia planejado. A partir de então criou-se uma roda de discussão na escola que durou três semanas. No planejamento coletivo dos professores, o núcleo gestor colocou a ideia na pauta de discussão e a sugestão foi modificada. Enfim, o corpo docente decidiu: criariam umas caixas, o “porta-celular”, para que os alunos guardassem seus aparelhos dentro da caixa durante toda a aula.
Com a ideia já amadurecida, a escola queria conversar com os pais dos alunos a respeito da decisão. Para isso, organizamos uma reunião de pais e mestres e colocamos o que a escola havia decidido e solicitamos uma votação para a sua regulamentação no regimento da escola e sua consequente prática. Por unanimidade, os pais aceitaram a proposta e logo na semana seguinte as caixas já estavam sendo levadas para a sala de aula. “É somente através da discussão em grupo que as melhores ideias da escola podem surgir. Uma escola não funciona sozinha; não cresce e muito menos educa se o grupo não está unido em um mesmo objetivo”, conclui um dos coordenadores da escola, o professor responsável pelo PPDT Rafael Mota.
Reunião com pais para votação da proposta. Modelos de caixinhas padronizadas.
Uso das caixinhas em sala de aula.

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