Não é de longa data que o telefone celular ganhou pauta nas
discussões acerca da rotina de sala de aula. Com sua infinidade de funções
atrativas para o jovem e sua consequente popularização, esse aparelho passou a
chamar a atenção dos professores e de toda a escola devido à sua capacidade de
distrair o aluno em horário de aula. Tanto, que o assunto virou pauta nas
sessões políticas, o que contribuiu para a institucionalização da lei nº
14.146, de 25/06/2008. No entanto, mesmo com a existência da legislação que
proíbe o uso do aparelho celular em sala de aula, a escola ainda enfrenta
dificuldades em conter o uso indiscriminado do aparelho pelos alunos e,
inclusive, por alguns professores.
Em uma das reuniões diagnósticas bimestrais do Projeto
Professor Diretor de Turma (PPDT) na Escola de Ensino Médio Luiza Bezerra de
Farias (Tururu, Ceará), foi sugerido por um dos líderes da sala que estávamos
analisando que a escola “fosse mais rígida com relação ao uso do celular em
sala de aula” e apresentou uma ideia que, segundo a líder, a sala havia
planejado. A partir de então criou-se uma roda de discussão na escola que durou
três semanas. No planejamento coletivo dos professores, o núcleo gestor colocou
a ideia na pauta de discussão e a sugestão foi modificada. Enfim, o corpo
docente decidiu: criariam umas caixas, o “porta-celular”, para que os alunos
guardassem seus aparelhos dentro da caixa durante toda a aula.
Com a ideia já amadurecida, a escola queria conversar com os
pais dos alunos a respeito da decisão. Para isso, organizamos uma reunião de
pais e mestres e colocamos o que a escola havia decidido e solicitamos uma
votação para a sua regulamentação no regimento da escola e sua consequente
prática. Por unanimidade, os pais aceitaram a proposta e logo na semana
seguinte as caixas já estavam sendo levadas para a sala de aula. “É somente
através da discussão em grupo que as melhores ideias da escola podem surgir.
Uma escola não funciona sozinha; não cresce e muito menos educa se o grupo não
está unido em um mesmo objetivo”, conclui um dos coordenadores da escola, o
professor responsável pelo PPDT Rafael Mota.
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Reunião com pais para votação da proposta. Modelos de caixinhas padronizadas. |
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Uso das caixinhas em sala de aula. |
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