terça-feira, 2 de abril de 2013

LUIZA BEZERRA REALIZA RODAS DE LEITURA


Ler é explorar o mundo! Tendo em vista essa afirmação, a EEM Luiza Bezerra de Farias no Tururu-CE realiza desde 2010 o Projeto Roda de Leitura, idealizado pela coordenação pedagógica e guiado pelos professores de Língua Portuguesa.
Desde o seu início, segundo a coordenadora Ivonir Gois, esse projeto vem apresentando efeitos positivos, incentivando a leitura entre os alunos, principalmente entre aqueles que têm maiores dificuldades. As atividades do projeto incluem a leitura de um livro por período para cada aluno, escolhidos por eles, além da resolução de uma ficha de leitura, onde os alunos demonstram o seu entendimento sobre o texto, tendo em seguida que relatar oralmente a história do livro para os demais colegas numa roda de leitura em sala de aula.
Para o professor de Língua Portuguesa e também PCA, Juraci Meneses, esse projeto, além de estimular a prática da leitura, trabalha ainda a escrita e a oralidade dos alunos. Eles não ficam mais temerosos com relação ao ato de ler e sentem-se motivados, o que favorece o resultado nas avaliações. Ainda de acordo com o professor Juraci, a leitura é fundamental para todas as disciplinas, não só para o Português, pois quando a aluno ler, ele passa a interpretar e a ter senso crítico.
Com esse projeto, os alunos têm um contato mais aproximado com a Literatura, que é uma das formas de arte, expressa através das palavras. Enfim, são muitos os benefícios que esta prática está trazendo para o processo de ensino e aprendizagem, fato que nos leva a parabenizar os alunos e professores pelo trabalho já realizado. E que venham mais leituras!!!

Nenhum comentário: