terça-feira, 6 de agosto de 2013

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES - 2013





2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação

EEM LUIZA BEZERRA DE FARIAS
Edital 03/2013

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA
Tema: Entre Jovens Sistema de Tutoria

I. Justificativa:

A Escola de Ensino Médio Luiza Bezerra de Farias localizada à Rua Monsenhor Solon, nº 248, Centro, Tururu – CE, CEP 62655-000, Fone/Fax: (85) 33581841, por meio do Grupo Gestor do Projeto Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa, Matemática, História ou Geografia e Química ou Biologia, para desenvolverem aulas de tutoria junto ao grupo de alunos, com a finalidade de motivar, incentivar e orientá-los de acordo com as atividades propostas na apostila de estudo (Guias do Professor-Tutor e do Aluno). A contratação está amparada pela Lei nº 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de tutoria da rede estadual de ensino e Portaria Nº 721/2012- GAB, visando a Implantação do Sistema de Tutoria na escola, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, contribuindo para que os estudantes do Ensino Médio melhorem seu desempenho em Língua Portuguesa, Matemática e nas Ciências e, por conseguinte, também apresentem melhorias na compreensão das demais disciplinas e na aprovação no ENEM.

II. Número de Tutores:

7 tutores (2 para a disciplina de Língua Portuguesa, 2 para Matemática e 3 para desenvolvimento de atividades referente ao ENEM, sendo 2 na área de Ciências da Natureza e 1 na área de Ciências Humanas).

III. Público-alvo:

Graduandos de licenciaturas em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Biologia e Física.

IV. Duração:

Por um período de três meses.

V. Carga horária:

Por um período de 12 horas semanais, no contraturno, contabilizando 48 horas mensais.

VI. Perfil desejado dos participantes:

Jovens licenciandos em Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Biologia e Física, que sejam capazes de estimular o interesse e participação, favorecendo a cooperação e interação entre o grupo de alunos, com disponibilidade para atuarem como tutores.

VII. Direitos do Tutor:

Receber formação inicial para o desenvolvimento de suas atividades, sendo capacitados ao longo de todo o processo por seu professor-orientador, receber uma bolsa-auxílio no valor de 300,00 (trezentos reais) por mês.

VIII. Deveres do Tutor:

Ter conhecimento das responsabilidades específicas da tutoria; participar das reuniões de planejamento das atividades propostas pelo orientador; montar roteiro de tarefas a serem resolvidas; coordenar os alunos; registrar fatos positivos ou negativos do grupo; manter o ambiente de trabalho limpo e organizado; entregar relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.

IX. Da seleção:

A seleção dos licenciandos ocorrerá mediante a utilização de entrevista realizada pelos professores coordenadores e grupo gestor do PJF na escola, bem como análise do curriculum vitae, de acordo com a disciplina escolhida pelo candidato.

X. Período de inscrições:

Entre os dias 12 e 14 de agosto de 2013 das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, na coordenação da escola. No ato da inscrição o candidato deverá entregar seu currículo e ficha de inscrição (Anexo I).

XI. Seleção:

Entrevistas dia 16 de agosto de 2013, a partir das 8:00 horas.

XII. Resultado final:

No dia 19 de agosto de 2013 será divulgado o resultado final desta seleção em painel afixado na escola, através do blog: luizabezerradefarias.blogspot.com e por meio de comunicação individual aos tutores selecionados feita via e-mail e/ou telefone.

XIII. Início das atividades:

Dia 20 de agosto de 2013.

XIV. Das Disposições Gerais:

O tutor que não cumprir com as exigências deste edital, recusar-se ou não desempenhar de forma adequada suas atividades, será desligado deste processo seletivo, sendo substituído pelo próximo candidato classificável.
Quaisquer dúvidas não esclarecidas neste edital devem ser dirigidas à coordenação do ProEMI/JF responsável pela metodologia Entre Jovens ou tratadas com a direção da escola.

XX. Disciplinas e professores orientadores:

DISCIPLINA
ORIENTADOR
VAGAS
Matemática
Responsável pela ação no plano
2
Língua Portuguesa
Responsável pela ação no plano
2
História ou Geografia
Responsável pela ação no plano
1
Biologia, Química ou Física
Responsável pela ação no plano
2


Tururu, 06 de agosto de 2013




José Eugênio dos Santos
Diretor Geral




EEM LUIZA BEZERRA DE FARIAS
ANEXO I

Ficha de Inscrição


Nome do Candidato:____________________________________________________
E-mail:________________________________ Telefone:________________________

Disciplina pretendida: ___________________________________________________

Assinatura do responsável pela inscrição: __________________________________

Nenhum comentário: