quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EEM Luiza Bezerra de Farias realiza a formação Minha Aula Nota 10

Anteontem (26), os professores da EEM Luiza Bezerra de Farias se reuniram para a realização de uma formação continuada com o professor Rafael Mota, nosso atual coordenador, sobre novas práticas de ensino, momento esse que foi encarado com uma grande expectativa.

O encontro ocorreu, a pedido do formador, em uma das salas de aula da escola, para que o clima de sala permanecesse sempre durante toda a formação, que contou com a presença de mais de 20 professores, distribuídos nos três turnos, incluindo professores do anexo de Cemoaba.

Durante toda a formação os professores foram questionados sobre sua prática em sala de aula, o que tornou o momento muito reflexivo. Para o professor Rafael, “criar momentos de reflexão juntamente com os professores é de extrema importância para saber que clima a escola possui, como o professor se vê como educador e quais intervenções podem ser tomadas para evitar maiores erros”.

Além dos professores, tivemos a presença durante toda a formação do nosso diretor, professor Eugênio, que esteve atento e engajado nas discussões a respeito das práticas que podem fazer uma diferença na sala de aula. Segundo nosso gestor, “proporcionar momentos de formação para nossos professores é uma forma de fazer com que estes revejam suas práticas e adquiram subsídios para melhorar suas metodologias em sala de aula”.

A formação foi finalizada com o professor Rafael dando sugestões de como melhorar as aulas, tornando-as mais dinâmicas e significativas para o aluno, o que, segundo ele, deve ser sempre o foco de nossa prática como professores: “o professor não deve planejar pensando no que ele quer ensinar, e sim no que o aluno precisa aprender”, afirma.

O material da formação, como as de outras que porventura virão em nosso calendário, estão disponíveis para download no blog criado pelo próprio formador: http://eusoucoordenador.blogspot.com.br/.


Nenhum comentário: